24
out

Valorize seu ambiente com iluminação natural

Importante aliada na decoração, a iluminação natural, proporciona destaques naturais sem grandes intervenções. Nenhuma decoração pode se dar ao luxo de abrir mão dos benefícios trazidos pela iluminação natural. Ela nos ajuda a observar tudo com mais atenção e em detalhes. Além de ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica, a luz natural tem inúmeras vantagens, seja em termos estéticos, funcionais e até para a saúde.

Ao pensar na maior presença de luz natural no projeto, você está aumentando a exposição de todos os elementos, tirando o melhor proveito dos acabamentos escolhidos justamente para serem vistos e apreciados.

É preciso levar em conta que espaços com iluminação natural dependem de condições externas, como dias nublados e chuvosos, que podem reduzir consideravelmente a quantidade de luz solar ou o tempo de iluminação natural durante o dia.

Para ter um ambiente mais bem iluminado em casa, a dica é apostar em grandes portas, janelas, ou até uma parede de vidro. Indique o uso de cortinas com tecidos leves e cores claras, pois elas não bloqueiam totalmente a luminosidade.

Característico de apresentar grandes janelas e espaços integrados, o estilo industrial é uma proposta de decoração que explora muito bem a presença de iluminação natural nos projetos.

Vale ressaltar também que as divisórias são importantes, sobretudo quando não é possível retirar as paredes por completo. Além das opções de vidro ou brilhantes, vale considerar os cobogós, elementos arquitetônicos genuinamente brasileiros que permitem a entrada de luz e ventilação em diferentes formatos, cores e desenhos.

Fonte: Limaonaagua

Um elemento importante, que influencia na passagem de luz natural, é o vidro, pois é através dele que a luz chegará aos ambientes, ou seja, pela sua transmissão luminosa. Em fachadas, onde a luz solar incidente é forte, se recomenda utilizar vidros Low-e (baixo emissivos), além de, componentes de sombreamento como: brises, beirais, etc.

Fonte: Ca2 Consultores

A iluminação natural tem se tornado cada vez mais tendência nos projetos de decoração e arquitetura. Uma das grandes vantagens da luz solar é a sensação de amplitude que ela proporciona, o que é uma ótima pedida diante do desafio de desenvolver projetos de interiores em metragens cada vez menores.

Por outro lado, a iluminação natural exige alguns cuidados que devem ser considerados na hora da composição de um ambiente, para não acabar gerando o efeito contrário, isto é, prejudicando a qualidade de vida das pessoas.

Um projeto de iluminação natural exige um bom estudo prévio sobre o posicionamento do sol. Mais um cuidado do que propriamente uma desvantagem, isso é necessário para não trazer efeitos indesejados, como a entrada da luz da tarde, cuja claridade pode incomodar as pessoas além de esquentar demais o ambiente.

Fonte: Limaonaagua

Assim, um projeto mal calculado pode prejudicar o bom aproveitamento da luz natural e, ao final, gerar até mais consumo de energia elétrica, devido à necessidade de usar a luz artificial em períodos matinais ou de usar sistemas de resfriamento do ar.

A iluminação natural é sempre indicada pela área da saúde, pois incentiva a pessoa que está naquele ambiente a absorção de vitamina D, assim como regula o ciclo biológico e melhora o sistema cardíaco e circulatório. Com isso, aumenta-se nossa produtividade e nossos níveis de concentração.

A exposição equilibrada à luz solar é benéfica porque aumenta a nossa disposição e ajuda a diminuir a deficiência de vitamina D no organismo. A exposição à luz também contribui para a saúde mental, regulação hormonal e disposição. A luz natural pode ser usada como fonte de energia, sendo captada por meio de painéis coletores.

Fonte: Pinterest

Vantagens da iluminação natural:

– Melhora da qualidade de vida

– Melhora da saúde física

– Aumento da produtividade

– Economia com energia elétrica

– Melhor proveito da ventilação

– Conforto térmico

– Ação bactericida

Pronto para aproveitar a luz natural de sua casa? Conta pra gente nos comentários!