13
out

Qual a luminária perfeita para o seu ambiente?

Essa é uma grande dúvida de muitos de nossos clientes. E realmente, se tem um elemento que pode fazer toda a diferença na ambientação do seu ambiente, esse é a iluminação. Com a ajuda da iluminação é possível criar espaços mais aconchegantes e convidativos, bem como determinar o conforto de um cômodo, adequando-o às condições necessárias para a realização de atividades específicas.

Um bom sistema de iluminação é essencial para qualquer ambiente, por isso, quando a luz natural não é suficiente, é preciso ter uma das melhores luminárias de teto. Além de serem essenciais para melhor conforto visual, elas ajudam a dar destaque aos móveis, ambientes e, se integram à decoração.

Atualmente existem muitos modelos de luminárias, então, existem produtos para todos os gostos. Assim você pode escolher luminárias que sejam mais práticas e funcionais e, ao mesmo tempo que queiram levar mais beleza ao ambiente.

Luminárias são itens que muitas vezes passam desapercebidos, mas elas estão em toda parte e tem importância fundamental. Entretanto, é preciso fazer uma boa escolha para usufruir de uma boa iluminação e, ainda conseguir casar perfeitamente o lustre com a decoração. Diante disso, veja quais são as principais características que você deve considerar ao escolher entre diferentes produtos: material, tamanho, compatibilidade com as lâmpadas, design e posição de instalação.

Confira nossas dicas e acerte na escolha do tipo de iluminação e dos modelos de luminária para diferentes ambientes da sua casa!

Luminária de teto

Desenhadas e produzidas visando uma melhor distribuição da luz proveniente de uma ou várias lâmpadas, as luminárias de teto devem ser fixadas ao teto, em posição estratégica de modo que a iluminação do ambiente seja a melhor possível.

Considerada pela maioria do público como o modelo mais bonito, de fato, esse tipo de luminária faz muita diferença no ambiente, dando destaque e trazendo mais sofisticação. Apesar se serem bastante eficientes e, serem amplamente usadas, as luminárias de teto também têm algumas desvantagens. A principal delas é que para a instalação é preciso conhecimento técnico e ferramentas específicas. Além disso, em ambientes maiores é preciso instalar mais de uma luminária e, devido à altura é bem difícil fazer a limpeza.

Tipos de luminárias de teto:

Spot de embutir – por serem mais discretos e menores, eles são indicados para os ambientes com decoração mais básica;

Fonte: Iluminim

Spot em trilho – esses são mais usados em indústrias e, tem como vantagem a possibilidade de direcionar a luz de acordo com a necessidade;

Fonte: Elumens

Luminárias pendentes – geralmente tem design mais bonito e contam com elementos sofisticados. Por isso são mais caras, além de difíceis de limpar;

Fonte: Homely

Lustres – são usados geralmente para dar destaque ao ambiente, visto que eles são muito sofisticados. Mas justamente por serem chiques, são também os mais caros do mercado.

Fonte: Decorfacil

Luminária de parede

São divididas em dois tipos: arandelas e balizadores. As arandelas são as mais comuns, fixadas à parede em uma altura média e servem para trazer ressaltar ou adicionar um ar mais interessante no espaço. São uma boa pedida para corredores, lavabos e áreas externas.

Os balizadores são luminárias posicionadas ou fixadas próximas ao rodapé ou ainda embutidas ao piso e destinam-se à orientação de passagens, mas são ótimas opções para tornar a iluminação do ambiente mais charmosa e especial. Um cuidado importante é com a distância de instalação dos balizadores que deve ser proporcional ao tamanho da luminária (quanto maior o balizador, maior a distância entre eles), mas respeitando o mínimo de 50 cm entre cada foco de luz.

Fonte: Guria Marcenaria
Fonte: Homelt
Fonte: Lumilandia

Luminária de piso

Podem variar entre as luminárias “coluna” e balizadores, fixos ou não ao piso. O modelo altera muito o efeito visual da luminária, mas em geral, as luminárias “coluna” ficam ótimas em cantos da sala, do escritório ou do quarto, pois ocupam pouco espaço e iluminam de forma a conseguirem alterar completamente a sensação visual do ambiente. Já os balizadores vão bem em áreas externas ou em ambientes em que se deseja criar uma iluminação baixa e verticalizada.

Fonte: Abracasa
Fonte: Boombam
Fonte: Elo7

Luminária de mesa

Peças muito versáteis que além de também possuírem diferentes versões, em questão de formato e cor, se adequarem em diversos ambientes da casa e possuem a mobilidade como vantagem. Podem ser fixas com braços articulados, difusa ou não, com cúpula ou não. Pode ser decorativo ou para trabalho. O estilo da luminária de mesa depende muito da linha decorativa do ambiente, mas em geral sua função é a mesma, iluminar um espaço limitado de uso.

Fonte: Amazon
Fonte: Ideias decor
Fonte: Homelt
Fonte: Ideias Decor
Fonte: Terra

Luminárias são itens essenciais tanto para a decoração do ambiente quanto para a distribuição adequada da luz, mas para que o produto se adeque perfeitamente às suas necessidades, é preciso saber como escolher.

Use e abuse das nossas dicas!