
Pisos: tendências que agradam todos os gostos
O piso é um elemento-chave na decoração da casa, tanto pelo seu caráter mais permanente quanto pelo custo envolvido caso seja necessária uma troca. Na verdade, as opções de piso não mudam muito de um ano para outro, em contraste com outras tendências da decoração. No entanto, o avanço das tecnologias sobre eles é muito perceptível a cada ano, pois permitem maior variedade de materiais, texturas, cores e padrões.
Eles têm muito potencial e podem fazer ou quebrar a estética do seu cômodo. Ao se escolher um piso, ainda é preciso levar em consideração aspectos práticos, como funcionalidade, manutenção e limpeza.
O piso ainda funciona como divisória dependendo do ambiente que, em muitos casos, é integrado com outro cômodo, como por exemplo, sala e cozinha. Além de ser utilizado de maneira interna, essa tendência de dois pisos no mesmo ambiente é um conceito muito utilizado, indiretamente, em áreas externas. Em muitas casas o piso antiderrapante é o escolhido para ambientes que ficam fora da casa e, ao chegar em locais cobertos, o piso muda.
Isso pode ser feito com um novo conceito, visando manter pisos diferentes no mesmo projeto. Em áreas externas com piscina, por exemplo, é comum ter madeira ou um piso antiderrapante próximo, por questão de estética e segurança também. O combo madeira e pedra natural também está na moda.
Uma tendência retomada e que pode continuar são imperfeições do piso, como estrias minerais e nós, que passam uma sensação natural e tem um valor estético ousado e interessante. Um material bastante procurado esse ano tem sido o cimento queimado pronto. Sua aplicação pode ser feita sobre certos tipos de piso preexistentes, como cerâmicas e porcelanatos, em bom estado de conservação, poupando tempo de obra e barateando a reforma. O cimento queimado pronto é um piso com aparência rústica e que, de certa forma, esconde marcas de uso, como arranhões provocados pelo tráfego de pessoas ou arrastar de cadeiras.
Reunimos abaixo os estilos que mais tem bombado esse ano. Do elegante ao natural, as tendências agradam todos os gostos. Com certeza um desses vai conquistar seu lar!
– Pisos de madeira
Estão sempre em alta, e isso se deve pelo fato de serem muito bonitos, elegantes e por combinarem facilmente com a maioria dos estilos de decoração. Seja um piso de madeira maciça, multiestruturada, laminada ou até outros revestimentos que imitam a aparência e textura da madeira, eles são uma ótima pedida para a decoração de salas, quartos, escritórios e até cozinhas.

– Pisos que imitam pedras
São eles: os porcelanatos, cerâmicas, vinílicos e até os tradicionais mármores e granitos, que podem ser aplicados em todos os ambientes da casa, dos internos aos externos. As cores neutras se destacam no geral, como tons de areia, bege, terrosos e cinza.

– Cores que remetem à natureza
Pisos e revestimentos em tons tropicais como verde, azul e marrom tem marcado presença nos pisos e paredes dos lares brasileiros. O objetivo geralmente é o de aproximar o cotidiano das pessoas aos ambientes naturais. As cores que remetem à natureza estão em alta e se consagraram como uma grande tendência de 2022.

– Piso vinílico
Fácil aplicação e ótimo custo-benefício, esse piso tem também uma grande versatilidade de cores, texturas e estampas, que vão da madeira ao cimento queimado, o fazem com que esse revestimento combine com os mais variados estilos de decoração

– Mix & Match
Traduzindo ao pé da letra significa: “misturar e combinar”. É a aposta para aqueles que gostam de um visual ousado. Aqui, pisos e paredes não precisam ser iguais ou seguir o mesmo padrão para compor o ambiente. A intenção é combinar diferentes tonalidades, estilos e texturas, mas desde que se complementem, para garantir um visual harmônico.

Dicas importantes:
– Não economize em mão de obra. Esses projetos precisam ser feitos com calma e muito profissionalismo. Escolha profissionais gabaritados para executar esse projeto na sua casa.
– Cuidado com a espessura dos pisos! Os materiais podem, muitas vezes, ter espessuras diferentes e, por isso, essa diferença precisa ser “recompensada” no contrapiso.
– Tendências para pisos nos servem como inspirações, mas é sempre necessário levar em conta as necessidades e personalidades dos usuários do espaço.
0 comments