09
fev

Closets abertos, tendência que transforma o ambiente

Sinônimo de luxo e conforto, agora os queridinhos das mulheres (e de muitos homens também), os famosos ‘closets’, receberam uma nova configuração: serem abertos. A ideia é proporcionar liberdade ao usuário para desfrutar o momento de se arrumar para um compromisso e expor e valorizar objetos.

Tal tendência atribui praticidade e possui benefícios como a visualização mais rápida dos pertences e a ventilação dos mesmos. Muito além de um espaço apenas para organizar roupas e itens pessoais, os closets abertos tem baixo custo e proporcionam maior mobilidade para mudanças.

Eles decoram e embelezam o ambiente, mas ao mesmo tempo exigem organização e limpeza constante. Falando em organização, esta é a palavra da vez de um closet aberto. Os closets abertos definitivamente não funcionam para pessoas desorganizadas, afinal tudo fica exposto e à vista. Então, a dica é caprichar na arrumação e na escolha das roupas. É importante levar em conta que os mínimos detalhes farão parte da decoração.

Entretanto, temos uma notícia boa para os desorganizados: vocês aprenderão a se organizar, pois não conseguirão mais esconder a bagunça. Afinal, os closets abertos não tem portas, o que vai obrigar os rebeldes (rs) a criarem o hábito de deixar as coisas sempre no lugar certo.

O tamanho do closet é uma questão primordial. O closet aberto não deve ter coisas amontoadas. Com isso, tenha em mente tudo o que você necessita guardar, desde roupas até calçados e acessórios. A partir daí defina o local onde o closet aberto será montado. Lembre-se que o visual final é parte do projeto.

Outra dica importante para o closet é separar as peças por categoria: roupas de inverno, verão, lingeries, acessórios e sapatos. É importante que cada peça encontre um local específico para ficar, dessa forma você facilita a organização e a localização das peças. Vale a pena lançar mão de caixas organizadoras, especialmente para guardar peças menores e de pouco uso, assim você também evita o acúmulo de pó. O uso de capas protetoras para aquelas roupas que você só usa de vem em quando é uma boa solução.

Não é porque ele é aberto que não exige uma boa luz. Não esqueça: os closets abertos também precisam de uma boa iluminação. Então, para dar um toque mais moderno ao seu closet, nossa sugestão é usar um lustre bem moderno (fiquem atentos à altura desse objeto, pois estamos tratando de um lugar funcional).

Existem três opções de closets abertos, anota aí: os modelos modulados, o modelo DIY (sigla em inglês para Do It Yourself, ou no bom e velho português, “faça você mesmo”), e os planejados.

Modulados – vendidos em peças que se encaixam conforme a sua necessidade e disponibilidade de espaço.

DIY – onde você define a quantidade de prateleiras, araras e suportes e monta por si mesmo (nessa opção é possível criar espaços com materiais como pallets ou caixotes de feira, por exemplo, deixando o armário despojado e sustentável).

Planejados – nesse é necessário contar com a ajuda de um projetista e marceneiro profissional que irá projetar o closet e se encarregar de toda a fabricação e instalação.

São vendidos em peças que se encaixam conforme a sua necessidade e disponibilidade de espaço. Você define a quantidade de prateleiras, araras e suportes. Já no “faça você mesmo” é possível criar closets abertos com materiais como pallets ou caixotes de feira, por exemplo, deixando o armário despojado e sustentável.

O closet aberto é uma tendência do momento que surgiu junto com o estilo de vida minimalista. Dentro desse conceito, a ideia é manter uma quantidade mínima de peças que sejam coringas e capazes de atender as mais diversas ocasiões. Mas você não precisa ser adepto ao estilo minimalista para ter um closet aberto. (Fonte: decorfacil.com)

Vantagens de um closet aberto:

– Econômico em comparação aos modelos sob medida ou planejados;

–  A montagem do guarda-roupa aberto é simples e não exige mão de obra qualificada. A depender do modelo escolhido, a tarefa fica ainda mais fácil;

– Facilidade em localizar e visualizar roupas, sapatos e acessórios, o que ajuda muito na hora de compor um look – isso também ajuda a descartar aquelas peças que não fazem mais sentido para você, afinal, elas estarão sempre à mostra;

– Ventilação garantida. Mofo, bolor e cheiro de guardado passam longe desse modelo.

Confira algumas inspirações:

Fonte: Dcorevocê
Fonte: Finger
Fonte: Mj Intérieurs
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Fonte: Westwing