29
mar

Brasil terá primeira telha fotovoltaica de fibrocimento

Ótima notícia para os que buscam uma arquitetura mais sustentável: o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) concedeu à empresa Eternit, o registro oficial para a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento do Brasil, que recebeu o nome de Eternit Solar. Agora o consumidor poderá captar energia solar para a produção de energia elétrica diretamente do telhado sem a necessidade de painéis. Este tipo de tecnologia ficou mundialmente conhecida a partir das telhas solares da Tesla.

Após vários testes serem realizados no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), a nova telha fotovoltaica agora possui certificação sob o registro de n° 008434/2021 e poderá ser comercializada ainda esse ano por um preço médio que ainda não se sabe, mas que brevemente será revelado pela empresa.

Segundo o fabricante, apesar das células solares integradas, o peso da telha é quase o mesmo das demais telhas existentes no mercado. Com isso, é possível instalar em estruturas pré-existentes, não precisando haver modificações no telhado onde a Eternit Solar será instalada. A expectativa da empresa, é que a telha fotovoltaica de fibrocimento consiga alcançar o mais alto potencial de mercado, já que a mesma possui compatibilidade com as telhas tradicionais de fibrocimento.

Com a certificação do Inmetro, a Eternit agora finalizará as demais alterações na telha para adequá-la ao perfil do cliente. O cronograma de comercialização da telha fotovoltaica de fibrocimento deve ser divulgado ainda esse ano, já com preço médio de venda.

As telhas já estão sendo produzidas, sob demanda, na fábrica Tégula Solar, em Atibaia, interior de São Paulo, para projetos-pilotos. Um dos testes inclusive é realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Qual a diferença desta telha?

Esteticamente, a telha é ondulada e levemente plana no topo das ondulações, e é onde estão integradas as células solares, formando um conjunto único de dimensão 2,44m x 1,10m. 

A telha também apresenta a dimensão de 2,44 m x 1,10 m. Quando comparada ao modelo de concreto, cuja potência máxima é de 9,16 Wp (watt-pico), a nova tecnologia da telha fotovoltaica de fibrocimento possui potência superior a 142,2 Wp (watt-pico), ou seja, cada telha é capaz de gerar energia com mais alto nível de potência.

De acordo com o fabricante, com essa potência, cerca de 4 a 6 telhas são suficientes para atender às necessidades de uma residência pequena, mantendo a estrutura da parte restante do telhado com as tradicionais telhas de fibrocimento.

Aprovada e registrada pelo Inmetro desde 2019, a telha mede 36,5 cm por 47,5 cm e possui uma potência de 9,16 watts, o que representa uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh, com vida útil estimada em 20 anos. A estimativa é que o investimento seja recuperado entre 4 e 5 anos.

Vantagens:

A estimativa é que essa tecnologia seja vantajosa para o consumidor ao permitir entre 10% e 20% de economia no valor total da compra e da instalação das telhas fotovoltaicas, em relação aos painéis solares montados em cima de telhados comuns. A Eternit ainda calcula que o retorno de investimento seja de de 3 a 5 anos.

Fonte: Eternit