
Tons terrosos e rosados: as cores tendências de 2023
As cores são visualmente atrativas, transmitem mensagens e produzem sensações. Há toda uma psicologia por trás das cores, com conceitos e aplicações específicas. O estímulo das cores está diretamente ligado à visão, e vai direto para o cérebro, provocando uma reação imediata. Mesmo sem saber ou perceber em um primeiro instante, cada cor transmite um significado que pode ser aplicado de forma mais ampla. E a arquitetura e decoração caminham junto com essas tendências.
As cores têm o poder de influenciar ações, comportamentos e humores, sendo assim, elas são elementos essenciais na hora de pensar na composição dos espaços. Todos os anos, em dezembro, a Pantone, principal empresa de cores do mundo, por mais de 20 anos lança a Cor do Ano Pantone, essa escolhe anual influencia no desenvolvimentos dos produtos e nas decisões de compra dos usuários nos mais variados setores, como por exemplo na moda, na arquitetura e no design de interiores e industrial. A escolha envolve uma análise criteriosa sobre as tendências de mercado.
Este ano a marca escolheu uma tonalidade rosa intensa como a Cor do Ano de 2023. Marcante, a Viva Magenta vem como reflexo dos “tempos não convencionais” que vivemos. A ideia é trazer inspiração e entusiasmo, depois de anos tão difíceis por conta da pandemia de Covid-19.
Fazendo um contraponto com a arquitetura e decoração, a ideia é a continuidade em propor espaços de acolhimento que remetem a cura e foco no bem estar. De acordo com a Pantone, a cor Viva Magenta, é enraizada na natureza, vibrante, forte, de muita energia, pulsante, otimista e corajosa, que impulsiona a celebração.
Algumas grandes marcas também definem suas apostas e pautam o trabalho dos arquitetos e decoradores. Confira as principais cores do ano de 2023 e fique por dentro das tendências:
Sherwin-Williams: Redend Point (“ponto final vermelho”) – um mistura entre rosa e marrom, essa tonalidade bege evoca o sentimento de conforto das cores terrosas. Neutra e delicada, a cor é bastante versátil e promete trazer bastante aconchego.

Dunn-Edwards: Terra Rosa – a cor traz um toque de rosa mais profundo, semelhante ao vinho. A tonalidade propõe aquecer os ambientes com um toque de rusticidade, que exala confiança, criatividade e aconchego.

Benjamin Moore: Raspberry Blush (blush de framboesa) -Vibrante e alegre, a Raspberry Blush é descrita pela Benjamin Moore como “um tom vivaz de coral tingido de rosa, que Blush anima os sentidos com um otimismo elétrico”.

Coral: Silêncio de Inverno – Exalando tranquilidade, a cor Silêncio de Inverno busca trazer positividade por meio do contato com a natureza. A inspiração veio do conceito de transformação, representado pela semente.

Suvinil: Calcita Alaranjada – tom alaranjado de inspiração nos laranjas vibrantes dos anos 1970 com um toque terroso que se remete ao solo ancestral.

Impress Decor: Zaha – Tonalidade que carrega consigo um quê ancestral e natural, porém bastante ousada, sobretudo quando colocada em contraponto com tons mais claros.

Eucatex: Calmaria – Tinta azul suave que desperta harmonia na decoração de qualquer espaço.

Agora que você já conhece as cores do ano 2023, comece a inserí-las em seus projetos. Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais e fique por dentro das últimas tendências que vão te ajudar a agregar muito mais valor ao seus espaços!


0 comments