
Tons de madeira para sua decoração
Como a maioria sabe, os tons de madeira em um ambiente podem ser o ponto alto da decoração, afinal este material é extremamente versátil e ‘coringa’. O uso da madeira não fica apenas restrito aos revestimentos, pisos e forros, mas também na construção de móveis e de objetos decorativos. Entretanto, é fundamental conhecer os tons e cores da madeira para que a decoração dos ambientes fiquem harmonizados e aconchegantes.
Além de servir para construção de peças lindas, a madeira é um material extremamente resistente, com grande durabilidade. Mas, para mobiliar ou decorar seu espaço usando estas peças em madeira, de forma harmônica, é importante combinar os tons para agregar beleza, estilo e personalidade ao design do seu ambiente.
Geralmente reconhecemos com facilidade o tipo de madeira pela tonalidade, como é o caso do mogno que tem um avermelhado bem diferente, ou ainda o pinus que se destaca pelo seu tom claro. De toda forma, reunimos os 4 principais tons de madeira para você entender onde pode inserí-los com mais sucesso e utilizar na decoração do espaço.
É possível encontrar peças de madeira para todos os gostos, utilidades e ambientes. Tudo depende do estilo do cômodo e de suas preferências, claro, mas veja abaixo nossas dicas para combinar os tons de madeira com a sua decoração.
Conheça os 4 principais tons de madeiras:
Tons de madeira clara

Perfeitas para ambientes com decoração clean e minimalista, como é o caso das espécies de árvores: cerejeiras, eucalipto, pinus e itaúba. A ideia dessa tonalidade cai bem em móveis, objetos decorativos e revestimentos, associados com cores escuras e neutras, como o cinza, preto e azul petróleo.
Para decorações mais suaves, em quarto de casal ou quarto infantil, os tons de madeira clara podem harmonizar bem com um azul claro, lilás ou rosa. Para uma decoração mais ousada, geralmente as pessoas gostam de utilizar para as salas, por exemplo, use um tom de madeira clara com vermelho. Principais exemplos de madeiras claras: carvalho americano, cedro e freijó.
Cores de madeira média

Esse tipo de tonalidade é o mais popular e tradicional nos dias atuais por causa da facilidade de harmonização com inúmeros estilos decorativos. Você pode investir nas cores de madeira média com decorações clássicas e até modernas.
As espécies de árvores mais conhecidas desse tom são o cedro e a imbuia. Algumas cores que combinam com essa tonalidade são o verde e o marrom, pois remetem à natureza, mas essa cor de madeira aparece muito com o azul e cinza também. As madeiras com tons médios são utilizadas na decoração de espaços vintage ou de estilos country e rústicos.
Cores de madeira escura

São indicadas para quem deseja ter mais elegância à decoração. Para esta tonalidade, destacamos o ipê e o carvalho americano. É preciso cuidado com a composição geral do ambiente para que ele não fique sobrecarregado. Assim, procure usar esses tons de madeira com decorações claras e neutras. Uma ideia de cor interessante para compor com a madeira escura é o amarelo.
Cores de madeira avermelhada

Para quem busca um destaque no ambiente, o tom av:ermelhado de algumas espécies de árvores (como peroba, mogno e pau de ferro) é a melhor sugestão.
Essas cores promovem elegância quando presentes em móveis e revestimentos e isso fica ainda mais em evidência se combinar com tons ainda mais escuros. O laranja é uma cor que valoriza muito o ambiente se combinado com os tons avermelhados da madeira.
Qual o tom ideal?
Escolha móveis e outros elementos em tons de madeira semelhantes para um visual agradável e contemporâneo. Vale mesclar elementos com acabamentos diferentes (texturas opacas, brilhosas, etc) para dar um toque interessante na mesma paleta de cores.
Também leve em conta o tamanho do ambiente. Fica a dica: cores de madeira clara ajudam a ampliar o espaço. Já as cores escuras ajudam a dar mais profundidade ao ambiente. Não é recomendado abusar das madeiras escuras em ambientes pequenos.
Combinar diferentes cores de madeira não precisa ter como resultado um ambiente carregado ou desarmônico. Basta apostar em contrastes sutis e combinados com diferentes texturas.
Gostou de conhecer as cores de madeiras? Esperamos que essas opções inspirem e ajudem você a escolher a melhor cor para o seu espaço. Nos vemos no próximo post!
0 comments