
Plantas tóxicas para animais: proteja seu pet
Se você tem animais de estimação em casa, é sempre uma boa ideia pesquisar quais plantas são seguras para eles e manter as plantas potencialmente tóxicas fora do alcance. Muitas vezes, as pessoas não percebem o quão comuns essas plantas podem ser em suas casas ou jardins, e os efeitos nocivos que podem ter sobre os seus animais de estimação.
Algumas plantas podem ser tóxicas para animais de estimação se ingeridas. Elas são consideradas tóxicas porque contêm elementos que fazem mal ao organismo dos animais, provocando dores abdominais, vômito, fraqueza, alucinações e outros sintomas. Elas podem causar diversos problemas à saúde deles e, dependendo da toxicidade da espécie, até levá-los à morte. Por isso, é fundamental conhecer cada uma delas para proteger seu pet.
Confira a lista a seguir:
Lírio: Muitas variedades de lírios, incluindo lírio-da-paz e lírio-de-páscoa, são altamente tóxicas para gatos, podendo causar insuficiência renal aguda.

Fonte: Revista Casa e Jardim
Espada-de-São-Jorge: Apesar de ser uma planta de interior popular devido à sua resistência, a espada-de-São-Jorge pode causar problemas digestivos se ingerida por cães e gatos.

Fonte: Feeling Alright
Comigo-ninguém-pode: Essa planta contém cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritação oral, inchaço e até dificuldade respiratória em animais de estimação.

Fonte: Site Uemura Flores e Plantas
Filodendro: O filodendro contém cristais de oxalato de cálcio que, quando mastigados, podem causar irritação na boca, vômitos e dificuldade para engolir.

Fonte: Ediflores
Azaleia: As azaleias são bonitas, mas são venenosas para cães e gatos. Ingerir partes da planta pode levar a sintomas graves, como vômitos, diarreia, problemas cardíacos e até mesmo coma.

Fonte: Plantie
É sempre importante verificar se as plantas que você tem em casa são seguras para os seus animais de estimação.
Além das plantas que mencionamos anteriormente, há muitas outras que podem representar um perigo para os animais de estimação. É importante que os proprietários de animais de estimação estejam atentos e tomem medidas para manter suas casas seguras para seus animais de estimação, removendo ou mantendo fora do alcance as plantas tóxicas. Em caso de suspeita de ingestão de uma planta tóxica, é fundamental procurar ajuda veterinária imediatamente
F
0 comments