24
set

Plantas pendentes para se usar na decoração

O verde das plantas dá um toque aconchegante ao ambiente. Seu uso no interior ou exterior da casa, trazem leveza e descontração. Uma das tendências de plantas na decoração são as chamadas plantas pendentes, que funcionam como um jardim vertical. O estilo denominado ‘Urban jungle’ está em alta e tem feito sucesso, pois o verde ajuda a relaxar, transmite a sensação de bem-estar e reforça o conforto do ambiente.

O que não falta é opção de plantas pendentes. São muitas espécies e diferentes e de belas folhagens. Conheça as características de alguns tipos de espécies e escolha a ideal para seu projeto e de acordo com as características do ambiente, dentre elas, a incidência de sol.

Jiboia

Possui uma folhagem bem verde e espessa. É uma planta de fácil cultivo, bastante resistente e que ajuda a filtrar o ar. Aprecia locais úmidos e com meia-sombra como o banheiro e a cozinha.

Fonte: Botania e Tal

Dica: Deve ser regada de duas a três vezes por semana ou quando o solo estiver seco.

Peperômia

Apresenta folhas pendentes pequenas e delicadas com uma coloração verde-clara. Essa planta não tolera o sol direto, mas deve ser colocada em ambientes bem iluminados, como varandas ou salas.

Fonte: Duda Senna

Dica: Regue a cada dois dias e aumente a frequência nos meses mais quentes.

Samambaia

Uma das plantas mais comuns em casas brasileiras, possui uma folhagem bem verde e volumosa. Esta vegetação se adapta facilmente e não exige muitos cuidados. Aprecia ambientes iluminados, mas é preciso cuidado com o sol direto que pode queimar suas folhas.

Fonte: Pinterest

Dica: Regue com frequência para manter seu solo sempre úmido.

Cacto macarrão

O nome popular desta planta tem tudo a ver com seu visual diferente que lembra a aparência de fios de macarrão. Exótica, esta espécie é resistente e suporta o sol pleno, baixas temperaturas e ventos. É possível também cultivá-la em meia-sombra e ambientes internos.

Fonte: Selvvva

Dica: Lembre-se de regar duas vezes na semana.

Flor-de-maio

Apesar de ser da família dos cactos, esta planta de origem brasileira não apresenta espinhos. De aparência rústica e pequeno porte, encanta com sua linda floração que começa no mês de maio. É uma planta pendente de sombra, mas deve ser cultivada em ambientes que recebam bastante luz durante o dia.

Fonte: Fan Natura

Dica: A rega deve ser feita de 2 a 3 vezes na semana.

Lambari

Sua principal característica é a bela coloração de suas folhas que mistura tons de roxo e verde. É uma planta resistente, versátil e de rápido crescimento. Aprecia locais de sombra ou meia-sombra, seja em vasos ou em canteiros no jardim.

Fonte: Selvvva

Dica: Seu solo deve ser bem drenado e a rega deve ser feita com a frequência de duas vezes na semana.

Hera

Apresenta galhos lenhosos e folhas pequenas com recortes pontiagudos. Prefere ambientes com sol pleno. Por isso, deixe-a bem perto de janelas em interiores. Pode ser necessário podas para controle e fortalecimento.

Fonte: Pinterest

Dica: Regue com frequência, mas somente se o solo estiver seco.

Tostão

Vegetação formada por pequenas folhas verdes e arrendondadas. Não é resistente ao sol. Por isso, cultive-a em locais de sombra ou meia-sombra, como varandas, salas ou cozinhas.

Fonte: Vaso e cor

Dica: Regue de forma regular, mas cuidado para não encharcar.

Dedo-de-moça

É uma suculenta com folhas numerosas e gordinhas que caem facilmente. Esta planta gosta de bastante luminosidade, mas não tolera o sol direto.

Fonte: Jos

Dica: As regas devem ser frequentes e o solo bem drenável para evitar o encharcamento.

Flor-de-cera

É uma planta que se destaca pela beleza de suas flores, mas suas folhas também impressionam com cores intensas. Exige poucos cuidados e adapta-se bem em ambientes internos, desde que receba algumas horas de sol.

Fonte: Walden Atelier Botânico

Dica: Verifique sempre se o solo está seco antes de regar.

Gostou das dicas? Se você conhece outras espécies bacanas de plantas pendentes, conte aqui nos comentários.