24
jun

Marcenaria ripada: a queridinha na decoração de interiores

Moderna, versátil e arrojada, foi eleita tendência nos últimos anos. Os principais motivos para a marcenaria ripada ter se tornado uma queridinha no projeto de interiores são: sua beleza, sua característica atemporal e de permitir vários desenhos, e sua versatilidade, possuindo uma diversidade de cores, a depender do tom da madeira. O painel ripado adiciona contraste e sofisticação a qualquer ambiente. As versões que reproduzem madeira são ainda mais aconchegantes.

Como o próprio nome sugere, é uma estrutura feita, principalmente, com ripas de madeira, embora possa ser produzida em outros materiais. As ripas são peças estreitas e compridas e costumam ser usadas na decoração em composição de painéis, móveis, cabeceiras e divisórias. No caso da marcenaria ripada, ela pode ser usada em todos os ambientes, grandes ou pequenos, residenciais ou comerciais. Pode aparecer em diversas soluções, como revestimento de parede, divisórias de espaços e até em móveis. Além de estarem sendo mais usadas nos projetos de interiores, as ripas também ganharam destaque na arquitetura de fachadas.

As ripas podem ser usadas de forma meramente decorativa, porém geralmente são integradas de forma funcional no ambiente, para esconder elementos estruturais, cabos e instalações indesejadas como fios e passagens, móveis e até bujão de gás, modens e galão de água.

É importante observar o tamanho do friso das ripas, pois os frisos finos e fundos são difíceis de limpar. Este cuidado deve ser redobrado nas áreas externas para não acumular bichos. Outra questão importante é que apesar de estar disponível em diversos tons, a madeira de tom neutro é sempre uma excelente opção, pois está sempre na moda e combina com muitos estilos diferentes.

Como padrão, o espaçamento entre as ripas é de 3 cm. No entanto, essa medida tende a variar, dependendo do efeito desejado. Assim, é possível encontrar painéis com espaçamentos maiores ou menores, imprimindo personalidade a a sua decoração.

Confira as vantagens:

– versatilidade, já que é possível encontrar painéis com ripas mais largas ou estreitas, dispostas na vertical ou na horizontal, com espaçamentos em tamanhos regulares ou irregulares e assim por diante, o que permite inúmeras aplicações;

– dependendo do sentido em que as réguas são instaladas, é possível conseguir diferentes efeitos, como ampliar o pé-direito ou dar a impressão de que o ambiente é mais largo e profundo;

– a madeira conversa muito bem com outros materiais e elementos decorativos, funcionando em inúmeros estilos;

– proporciona uma sensação de conforto e aconchego ao ambiente, em especial o painel amadeirado;

– adiciona sofisticação e estilo inconfundíveis aos espaços, criando um ponto focal e dando contraste;

– é perfeito para “camuflar” portas, pois permite ter uma parede inteiriça, sem divisões visuais;

– em espaços que precisam de mais privacidade, a solução ajuda no isolamento acústico;

– auxilia na uniformidade dos ambientes, sendo ideal para áreas integradas;

– colabora para quebrar a monotonia, dando movimento aos espaços;

– é uma opção que nunca ficará datada.

Veja algumas dicas quanto ao uso da madeira ripada:

Painéis Fixos: o principal uso da madeira ripada é em painéis fixos. Aqui, sua função é de esconder a fiação aparente, auxiliar na sustentação de acessórios ou ainda servir de foco decorativo. Eles combinam facilmente com outros estilos e acabamentos e podem ser encontrados em verticais ou horizontais.

Fonte: Foto instagram @vidadedois

Painéis móveis: são uma boa solução para ambientes integrados e sem espaços, substituindo as paredes por divisórias ripadas com sistema de correr.

Fonte: Decorfacil
Fonte: Pinterest

No teto: aqui a marcenaria ripada pode ser usada com função meramente decorativa ou com a funcionalidade de esconder estruturas, cabos e instalações indesejadas.

Fonte: Pinterest

Em móveis: geralmente, repetem o elemento da ripa usada no painel ou na parede. Apesar de não ser o foco da decoração, atua como uma composição do espaço como um todo.

Fonte: Pinterest