
Dicas práticas para a cortina ideal
A cortina é um daqueles itens do ambiente que fazem bastante diferença. Para acertar na escolha da cortina ideal para o seu ambiente não é tão difícil. Primeiro, defina o objetivo da cortina no espaço escolhido e tenha em mente o estilo de decoração que você deseja seguir. Observe a disposição das janelas (tamanho dela e da parede), e principalmente a incidência de luz nela. As cortinas são aliadas não só da beleza dos ambientes, mas também ajudam a isolar o som, o calor e a luminosidade provenientes das janelas.
Decore com elegância e lembre-se: pode parecer um pequeno detalhe da decoração de um ambiente, mas as cortinas promovem ainda mais aconchego e beleza. Saber como escolhê-las de acordo com o que você pretende com cada espaço é fundamental. A escolha depende tanto das necessidades quanto da resolução estética do local.
Sabendo como escolher cortinas, fica fácil investir no modelo perfeito. Independentemente do estilo que você deseja reproduzir e o orçamento disponível, existem algumas dicas básicas que ajudam bastante como escolher cortinas certas e de qualidade. Fizemos uma lista com algumas dicas básicas e úteis, que vão te auxiliar na escolha da sua cortina:
– Para um ambiente aconchegante, vale apostar em cortinas com um pouco de volume e estruturados, como os de fibras naturais.
– As cores que mais conversam com diversos estilos de decoração são o cinza, o bege e o branco.

– Cortinas claras e longas melhoram a amplitude do espaço.
– Em quartos de casal geralmente utiliza-se cortinas de linho com um voil sintético atrás (o voil ‘segura’ os raios solares e retém a poluição externa, fazendo com que o linho ou o tecido da frente dure muito mais).

– Nos quartos de criança é importante observar se elas são alérgicas, pois neste caso é recomendável o uso de persianas, preferencialmente de tecidos sintéticos, para facilitar a limpeza e a desinfecção.

– A queridinha das salas de estar são as cortinas de tecido (se o ambiente comportar), pois elas dão mais aconchego e oferecem uma gama infinita de opções de cores e texturas.

– Em cozinhas utilizamos persianas rolô de tecido sintético e bloqueadores de sol, e não cortinas.
– Quem busca elegância deve apostar em uma cortina até o chão para o quarto. Elas ficam lindas na decoração, além de gerar a sensação de amplitude no cômodo.

– Se for usar trilhos para pendurar os tecidos, troque o bandô pela sanca de gesso. O acabamento ficará mais moderno e muito elegante.
– Se a incidência de luz é muito alta, experimente as cortina blackout ou em mais de uma camada de tecido. Para ajudar no bloqueio, prefira tecidos mais grossos como o veludo.
– Renda, seda, voil, linho e o crochê são ótimas opções de segunda camada para cortina. Elas são leves e finalizam a decoração com muita beleza.
– Para instalações rápidas e descomplicadas o varão é a opção mais simples de instalar a cortina e combiná-la com qualquer decoração, além de garantir praticidade na hora de retirá-la, seja para limpá-la ou substituí-la por outro modelo.
– Se você optar por fazer a higienização das cortinas em casa, escolha modelos de cortinas confeccionados com tecidos 100% sintéticos. Tecidos naturais devem ser lavados somente em lavanderias especializadas.
– Modelos de cortinas confeccionados com tecidos mais pesados ou com sobreposições são ótimos para aquecer ambientes nas épocas mais frias do ano, como outono ou inverno.
– Tecidos leves e fluídos são ótimos para preservar, parcialmente, a privacidade do ambiente sem perder a luminosidade externa ou a vista para uma bela paisagem.
– Se a ideia é deixar o ambiente – seja ele o quarto, sala de estar ou home theater – bem escuro, investir na cortina blackout pode ser uma boa solução para bloquear a entrada de luz externa e promover o isolamento acústico no ambiente.
– Evite os modelos de cortinas de tecido na janela do banheiro, pois elas podem mofar com a umidade. Caso seja indispensável, opte sempre por persianas em PVC – indicadas também para a cozinha.
Tamanho da Cortina
Para escolher o tamanho da cortina ideal, você deve medir a altura do varão ao chão e o comprimento da janela. Em relação ao comprimento, prefira modelos com 15 a 20 centímetros a mais que o comprimento da janela. Janelas com 2,2m devem ter cortinas com 2,4m, no mínimo, por exemplo.
Já para a altura, prefira cortinas até o chão. Elas dão aquele charme incomparável no lar e geram a sensação de amplitude. Meça a altura do varão ao chão e, da medida total, tire 10 centímetros. Ou seja, se o espaçamento entre eles é de 3m de altura, invista em modelos com 2,8m, para não arrastar no chão. Cortinas que cobrem toda a parede melhoram a profundidade do cômodo.
Lembre-se de compor a decoração com móveis funcionais e acessórios que facilitam a rotina. Ouse na decoração com estampas e texturas, que dão um mar moderno para o ambiente. Tente harmonizar o desenho com o tipo de móveis que você possui no espaço – assim você terá o equilíbrio perfeito no visual. Confira as inspirações que selecionamentos para você!



0 comments