04
jan

Crochê traz charme e personalidade à decoração

O mais novo curinga da decoração, o crochê veio com tudo e é uma grande tendência de decoração dos últimos anos. Versátil e atemporal, o crochê, que tem origem francesa, é uma técnica artesanal adaptável, que se encaixa bem em qualquer cômodo da casa.

Elas deixam qualquer ambiente mais aconchegante e quentinho (o que é ótimo para enfrentar os dias mais frios). Considerado como um item atemporal, o crochê na decoração pode aquecer o inverno, acrescentar texturas aos ambientes, renovar o visual de um móvel, ou ainda simplesmente dar um toque retrô ao espaço.

É possível encontrar diversas peças de crochê, são elas: almofadas, colchas, mantas, cachepôs, cestos organizadores e até capas para bancos e poltronas.

O artesanato traz mil possibilidades de decorar, e mais do qualquer outro objeto, imprime um toque pessoal, conta uma história… tanto da pessoa que fez, como de quem vai usar. Para você que busca uma decoração cheia de personalidade e identidade pessoal, essa é uma ótima opção.

Mas, atenção: se atente ao usar o crochê na decoração, devido a cor das peças. O artesanato deve combinar com o restante do ambiente, então compre peças (ou faça você mesmo) que estejam dentro da paleta de cores do espaço. É muito comum encontrar peças de crochê mais coloridas e com contrastes de cor intensas, entretanto use apenas se combinar com o estilo do seu ambiente. Na dúvida, opte pelos tons neutros, como branco, cinza, bege e marrom.

Curiosidade:

A palavra “crochê” tem origem no francês medieval croké, termo que designava um instrumento de ferro recurvado, uma espécie de gancho, que permitia suspender ou segurar alguma coisa. No século XIX, surge na França a expressão broder au crochet (literalmente, “bordar com o gancho”).

Veja como usar o artesanato em cada ambiente para deixar seu cantinho mais charmoso e acolhedor:

Quartos

Em quartos infantis: aproveite para usar o crochê nos cestos organizadores de brinquedos, ursinhos para decorar o espaço (o famoso ‘amigurumi’) que ficam lindos nas prateleiras e como prendedores de cortina, além de tapetes temáticos super charmosos, que evitam o contato da criança com o chão frio.

Fonte: Pinterest

Para quarto de adultos: use-o de forma mais suave e chique. Invista em tapetes para deixar ao lado da cama e mantas de crochê mais grossas para decorar a roupa de cama com muito charme.

Fonte: Elo 7

Sala de estar

Almofadas ou mantas em crochê para acrescentar cor, naturalidade e conforto ao sofá. Os tapetes de crochê também clássicos e podem ser redondos, quadrados ou retangulares, possuir cores neutras, ou coloridas – sempre dependendo do estilo do ambiente.

Fonte: Viva Decora
Fonte: Pinterest

Cozinha/sala de jantar

Fonte: Tua Casa

É o melhor lugar para usar os crochês. Veja algumas ideias:

Cachepô de crochê – perfeito para cobrir vasos simples na decoração;

Tapetes – tenha mais de um modelo para trocar o design da sala sempre que quiser;

Almofadas – elas deixam o sofá muito mais confortável e bonito. Tenha mais de um modelo.

Mantas para sofá e poltronas – melhor opção para quem mora em regiões frias e precisa de uma decoração mais quente e acolhedora;

Sala de jantar – compre trilhos de mesa, sousplat de croche e toalhas de mesa de diferentes cores e formatos (para combinar com a decoração do espaço);

Organizadores de crochê – cachepôs para mini horta e jogos americanos para servir refeições também são alternativas que dão muito mais charme a sua cozinha ou sala de jantar.

Capas para puffs – ter lugares para sentar e relaxar é sempre muito bem-vindo. Então tenha mais de um puff de crochê na decoração.

Fonte: La Decora

Banheiro

Os tradicionais jogos de banheiro feitos em crochê com barbante, são verdadeiros clássicos da decoração de banheiro. Geralmente esse jogo é composto por um ou dois tapetes, uma capa para vaso, e em alguns casos, um porta papel higiênico. Mas você pode usar o crochê apenas em uma peça, por exemplo, como o tapete. Os cestos organizadores no banheiro também são um sucesso. Essas peças são perfeitas para organizar as toalhas, itens de maquiagem e produtos de beleza.

Fonte: Elo 7

Quem não ama um espaço bonito, original e ao mesmo tempo aconchegante, não é mesmo? Incentivar o trabalho artesanal da sua região também é ser sustentável. Use e abuse do crochê daqui pra frente com as nossas dicas!