22
abr

A interatividade, funcionalidade e ludicidade do quarto montessoriano

Arrumação simples, cama bem baixinha e móveis na altura da criança, o que permite que ela seja constantemente estimulada e que se sinta livre para brincar, se concentrar ou dormir, sem precisar da ajuda constante de um adulto para chegar objetos. Esses são alguns dos propósitos do quarto montessoriano, método desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907, e que tem sido o queridinho dos papais nos últimos anos.

Essa tendência em decoração infantil estimula a criança a desenvolver autonomia, liberdade, e muitos outros aprendizados e descobertas, dentre elas, o sentimento de pertencimento, disciplina, tomada de decisão e o respeito à individualidade. No quarto montessoriano, tudo é pensado a partir da perspectiva da criança, ou seja, ela é a protagonista do local. Tudo deve estar sob seus olhos e alcance. Desde as roupas no armário, passando por livros na minibiblioteca, cama rasteira e principalmente os brinquedos.

É um ambiente totalmente pensado para estimular o desenvolvimento intelectual e independência da criança, mas sempre de forma segura, claro. Com relação à segurança, destacamos alguns pontos: tomadas devem estar protegidas, a criança não deve ter acesso a objetos cortantes, inflamáveis, tóxicos ou de peças pequenas, que podem ser engolidas; o espaço não deve possuir degraus e portas e armários, caso contenham itens que ofereçam riscos, devem possuir tranca; as janelas devem ter rede de proteção e deve-se evitar móveis com quinas (opte por mobiliário com bordas arredondadas); e principalmente em caso de bebês, é recomendável colocar tapetes, carpetes e/ou tatames pelo quarto, caso a criança se vire e saia do colchão.

Veja abaixo algumas ideias para você montar um quarto montessoriano na sua casa:

1. Não use berço. Coloque uma cama junto ao chão, para que a criança possa ter liberdade para entrar e sair quando quiser.

2. Faça uma decoração simples. O ambiente deve ser limpo e funcional, por isso dispense o máximo de móveis e objetos.

3. Prefira cores mais neutras e tons pastéis, que promovam a paz e o relaxamento. Deixe as cores fortes e brilhantes para os brinquedos.

4. Use madeira sempre que possível. O material ajuda a reter o calor e é agradável ao toque.

5. Barras nas paredes e espelho. As barras facilitam o aprendizado dos primeiros passos com muito mais autonomia e sem a interferência de um adulto; e o espelho (na altura da criança), possibilita que a mesma se veja e se reconheça, o que é parte fundamentalmente importante no seu desenvolvimento.

6. Coloque quadros pendurados na altura da criança, que ajudem a estimular o senso estético dela.

7. Fixe ganchos na parede ou monte uma arara para roupas na altura da criança. Disponibilize duas ou três mudas de roupas para que ela escolha o que usar.

8. Organize um cantinho da leitura com almofadas.

Com todas essas dicas incríveis tenho certeza que o quarto montessoriano oferecerá uma grande experiência de desenvolvimento e momentos de alegria para você e seu pequeno. Conhece alguma criança que tenha um quarto montessoriano? Me conte aqui nos comentários e compartilhe outras sugestões.